Arkaim (reconstrução. E fotografia aérea)
Estruturas semelhantes existem na Europa e são chamadas de cultura de valas. Cerca de 150 dessas estruturas são conhecidas por arqueólogos na Alemanha, Áustria, Eslováquia e República Tcheca. O diâmetro das valas varia de 20 a 130 metros, todos eles pertencem ao 5º milênio aC Nas proximidades, foram encontradas ferramentas, ossos e outros artefatos. A maior dessas estruturas foi encontrada em Leipzig na década de 1990, e outra foi encontrada perto da vila de Aitra, perto de Leipzig. As descobertas no contexto de valas circulares e assentamentos relacionados com uma característica casas longas pressupõem que elas foram usadas continuamente por cerca de 200 anos até cerca de 4600 aC Os construtores de valas em anel geralmente estão associados à cultura da cerâmica com fita linear. Aparentemente, eles viviam em casas longas da comunidade e estavam envolvidos na criação de gado: gado, ovelhas, cabras e porcos.
Alemanha: Quintana
Alemanha: Goloring
Esquema da aldeia (reconstrução)
Símbolo da Índia roda (Chakra)
Megálitos da Ilha Vera são um complexo de sítios arqueológicos (megálitos uma tumba de câmara, dolmens e menires) na ilha do Lago Turgoyak (perto de Miass) na região de Chelyabinsk. Os megálitos mais antigos da Terra foram supostamente construídos cerca de 6 mil anos atrás, no 4º milênio aC, ou seja, antes do famoso Stonehenge na Inglaterra (5 mil anos atrás, o 3º milênio aC).
O ídolo Shigirsky é considerado a escultura de madeira mais antiga do planeta, cuja idade, segundo os cientistas, é de 10 mil anos.
Os Urais essa região é geograficamente uma ponte do sul para o norte desde o Paleolítico essa rodovia montanhosa da Grande Estepe ao Ártico acabou sendo muito importante para a era do assentamento inicial da Eurásia. Em todas as mitologias, as montanhas são uma esfera divina. Além disso, todas as primeiras habitações estavam em cavernas (uma pessoa dominava o planeta, expulsando um urso da caverna de lá). As montanhas são um local conveniente para ninhos em que as pessoas vivem; é bom se esconder nas montanhas. Não é por acaso que os Urais eram caros e um conjunto de ninhos. Por um lado, havia uma encruzilhada de tráfego pesado e, por outro, abrigos. É nos Urais que surge a civilização mais antiga do mundo, cujos descendentes também encontraram os estados mais antigos do planeta na Suméria, no Egito Antigo, na Índia, na Pérsia e na China. Portanto, os sumérios que vieram para a Mesopotâmia lançaram as bases de uma das maiores civilizações da região, e é por isso que a escrita suméria nasceu como um deus de um carro de forma súbita e imediata, de forma desenvolvida, seus fundamentos já existiam entre os antigos indo-europeus. Já em 1961, foram encontradas três tábuas de barro perto da vila romena de Terteria, cobertas com escritas pictográficas e datadas do 5º milênio aC (têm 7 mil anos!), Ou seja, muito antes dos sumérios (3º milênio aC)) Os sumérios colocaram seu lar ancestral em algum lugar do nordeste. Onde eles mesmos não sabiam exatamente, embora o herói central de seu épico Gilgamesh se chame Tudo o que viu. O único sinal da pátria ancestral é o terreno montanhoso.