Quando a sistólica lê 130 mmHg, refere-se à pressão que o coração tem ao bombear sangue através do corpo. Quando a diastólica lê 80 mmHg, refere-se à pressão que o coração liberta à medida que relaxa e recarrega com sangue. Isso significa que, quando a leitura for mais alta, você precisará procurar atendimento médico imediato.
Sintomas
Um indivíduo com hipertensão às vezes não pode notar quaisquer sintomas particulares, e é por isso que muitas vezes é chamado de assassino silencioso. Se não for detectada, a hipertensão pode causar danos no sistema cardiovascular e nos órgãos internos, como os rins. Verificar constantemente a sua pressão arterial é essencial, uma vez que não haverá sintomas particulares para ajudá-lo a tomar conhecimento da doença.
Outros sintomas que podem indicar hipertensão às vezes podem incluir problemas de sudorese, rubor e sono. No entanto, para a maioria das pessoas, os sintomas não estarão lá de todo. Se o seu nível de hipertensão atinge um nível crítico, uma pessoa pode sentir hemorragias nasais e dores de cabeça.
Complicações que surgem da hipertensão
A hipertensão a longo prazo pode eventualmente causar complicações através da aterosclerose. É aqui que a formação de várias placas resulta no estreitamento dos vasos sanguíneos. Isto piora a hipertensão, uma vez que o seu coração acaba por bombear mais para o seu corpo inteiro. Hipertensão relacionada com aterosclerose pode eventualmente levar a:
Ataques cardíacos e insuficiência cardíaca: Uma protuberância anormal ou um aneurisma na parede de uma artéria que pode eventualmente arrebentar causando sangramento grave e, às vezes, morte.
Acidente vascular cerebral
Insuficiência Renal
Amputação
Retinopatias hipertensivas podem ser encontradas em seu olho, e isto pode causar cegueira.
Fatores de Risco de Hipertensão
A hipertensão tem vários fatores de risco incluindo: