A bitcoin está a crescer rapidamente, pelo que poderá haver muitas mudanças no futuro. As novas atualizações podem fazer com que alguns operadores repensem os seus serviços e preços, as confirmações podem abrandar, as taxas podem subir ou quaisquer outras situações podem ocorrer. É impossível afirmar de que forma ocorrerá, mas se entendermos os fundamentos que sustentam, ficaremos precavidos.
Começar a Usar a Bitcoin
Em relação à bitcoin, estamos apenas no início. Há muito a aprender e interessa estarmos orientados de forma a garantirmos que nos sentimos seguros e informados, o suficiente, para entrarmos nesta moeda digital de rápido crescimento, que, simplesmente, irá continuar a crescer.
Capítulo 4. Onde Guardar as Bitcoins
O nosso endereço bitcoin
Já todos enviámos um email a alguém, correto? Esse endereço específico permite que se envie e receba mensagens para alguém ou de alguém na Internet, desde que possua também um endereço eletrónico. Os endereços bitcoin funcionam da mesma forma, embora haja uma diferença fundamental.
O que é um endereço bitcoin?Um endereço bitcoin é a sequência específica de caracteres que identifica a sua carteira. Ao contrário do exemplo do endereço eletrónico, uma única carteira, pode ter vários endereços, inclusive, um novo para cada nova transação feita.
No caso da bitcoin, o endereço tem, de comprimento, entre 26 e 35 caracteres alfanuméricos. Cada endereço começa pelo algarismo 1 ou 3 e é sensível a maiúsculas e minúsculas. Esta sequência de caracteres deverá ser exata ou os fundos não poderão ser transferidos. Isto não surpreenderá quem, anteriormente, já tenha realizado transferências.
Quando desejarmos receber um determinado fundo, o endereço bitcoin deverá ser partilhado com quem pretende efetuar o pagamento. Pode inclusivamente publicá-lo. Partilhar o nosso endereço não dá acesso à nossa conta. Apenas informa a rede sobre para onde o fundo deverá ser direcionado.
Ƀ
Aqui está um exemplo de endereço bitcoin:
1BvBMSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2
Endereços de Uso Único
Enquanto que o endereço eletrónico nunca se altera, neste caso, a maioria dos especialistas recomenda a utilização de um novo endereço bitcoin, para cada transação. Deste modo, uma vez que o endereço não corresponde à carteira, não está a ser criada uma nova, mas está, simplesmente, a ser utilizado um novo identificador para quem está a enviar bitcoins. Existem vários motivos para que se proceda deste modo.
AnonimatoExiste um grande problema com a reutilização de um endereço bitcoin, corre-se o risco de se perder o anonimato, caraterístico desta moeda.
À medida que um determinado endereço vai sendo usado, está a ser publicada informação sobre a origem e destino da bitcoin. Como opera num registo público, assim que surgir, o endereço pode ser visualizado por todos. Com a utilização do mesmo endereço repetidamente, malfeitores poderão rastrear relações, transações, fundos de rendimento. Quanto mais um endereço é usado, mais informações são disponibilizadas.
Ƀ
Existem poucas probabilidades de acontecer, no entanto, deve tornar-se numa preocupação, se quisermos garantir o anonimato.
Neste sentido, é de salientar que a criação de novos endereços, para cada transação, ajuda a preservar a identidade, bem como manter as transações mais anónimas. Mesmo sendo, as transações, registadas em público, este é um modo eficaz de manter um escudo de anonimato.
Criar um endereço é tão simples quanto clicar no botão do seu cliente de carteira. Falaremos de carteiras mais adiante.
Identificar PagamentosNo caso de uma empresa que pretende acompanhar as suas transações, é muito mais fácil se forem utilizados endereços de uso único.
Ao vincular as transações a um endereço único, é possível verificar se foi recebido um pagamento com base no endereço disponibilizado. Pode dar-se o caso de atribuir um determinado endereço a cada cliente, no entanto este não é o modo recomendado para o recebimento de fundos.
Assim, cada pagamento recebe o seu próprio tipo de identificador único. É particularmente útil se estivermos a gerir um grande departamento de contas, a receber ou a pagar.
Algum motivo para não o fazer?Pode parecer um incómodo e totalmente irrelevante criar endereços para cada transação. No caso de efetuarmos transações mínimas e nem sequer estivermos preocupados com rastreamentos, qual será o problema?
Tudo se resume à aquisição de bons hábitos. Aumentar o anonimato dos pagamentos, individualmente, aumenta o anonimato geral da rede. Se a totalidade dos utilizadores criarem endereços, o rastreamento dos pagamentos será difícil, mesmo havendo um registo público. Mais adiante será possível verificarmos que essa privacidade geral da rede é importante para a fungibilidade e usabilidade da bitcoin.