Malabarismo é Mágico! - Artemiev Pavel 3 стр.




Tanto a leitura quanto o malabarismo estimulam nossos circuitos de espelho em ambos os hemisférios do cérebro. Mas se numerosos trabalhos foram escritos sobre os benefícios da leitura, então observações sérias sobre malabarismo começaram a ser realizadas há relativamente pouco tempo. Os primeiros pesquisadores tiveram que se contentar com testes lógicos e observações pessoais, mas hoje as suposições teóricas são confirmadas pelas leituras de vários tomógrafos, demonstrando claramente que após 23 meses de malabarismo ativo em voluntários dos grupos de controle, a quantidade de branco a matéria no lobo parietal do cérebro aumenta em média 5%! Também confirmou o ditado popular de que o processo é muito mais importante do que o resultado final, pois o aumento da massa branca foi observado em todos os alunos, independentemente do sucesso real no malabarismo. Os testes ao mesmo tempo mostraram um aumento constante no QI de 3 a 5% ou mais. Então a conclusão é clara:


malabarismo e leitura as crianças (e os adultos também) estão, sem dúvida, cada vez mais inteligentes!


Já foi repetidamente comprovado que malabaristas apresentam melhores resultados no teste de rotação mental de objetos geométricos complexos (teste de rotação mental). Vale ressaltar que a cada ano surgem mais estudos relacionados ao malabarismo, e equipamentos modernos apenas confirmam as conclusões mais otimistas. Na verdade, nos tempos antigos, o domínio e a «manipulação» estavam diretamente correlacionados com a mente humana. Lembre-se do «faz-tudo» inglês  que significa mestre, artesão. E na Rússia, muitos epítetos entusiasmados foram associados às mãos: «feito à mão», «mãos de ouro», «pau para toda obra» etc.

Infelizmente, hoje estamos vendo o quadro oposto, pois o domínio das teclas e botões está chegando. Isso se chama progresso, mas Desmamando as crianças do trabalho manual, não protegemos em nada a infância delas, pelo contrário, as destruímos sem pensar. Qualquer trabalho com as mãos é em si uma espécie de rebus para o nosso cérebro. Tentando resolvê-lo, o cérebro invariavelmente melhora e renova seu «neuroparque». Neurônios velhos e não viáveis \u200b\u200bsão substituídos ativamente por novos, e não se trata apenas do desenvolvimento da inteligência  até hoje os cientistas estão falando seriamente sobre o fato de que, ao reviver a neurogênese (a criação de novos neurônios), uma pessoa não apenas obtém mais inteligente, mas também prolonga significativamente sua vida. Acontece que, entre outras coisas, o malabarismo também é um elixir da juventude.

Lembre-se do ditado: «As células nervosas não se regeneram»? Então  risque esta frase com uma cruz em negrito; restaurado  e como! É verdade, desde que aprendamos e continuemos a compreender este mundo, se forçarmos os hemisférios cerebrais.

Como eu disse, se você combinar leitura com malabarismo, terá uma vitória dupla garantida. Novos circuitos neurais criados no processo de malabarismo enriquecem ainda mais o arsenal do leitor, ao longo do caminho dando uma descarga significativa para os músculos oculares. Além disso, um impulso adicional é dado à fantasia e aos horizontes internos, e isso, segundo os cientistas, determina o sucesso das crianças em disciplinas escolares que exigem imaginação espacial  principalmente na geometria. No entanto, o acadêmico Landau considerou corretamente a geometria como a ciência das ciências e, portanto, certos avanços no malabarismo podem ser esperados em quase todas as disciplinas estudadas, desde a história até as aulas de trabalho.

Capítulo 4 Sobre planos, preguiça e grandes objetivos

Quando criança, além dos desenhos animados sobre Mowgli e o voador Carlson, gostava de rever o desenho animado sobre «O Pequeno Alfaiate Bravo» (um conto de fadas dos Irmãos Grimm). O protagonista deste conto uma vez golpeou sete moscas de uma vez, após o que fez uma inscrição em seu cinto: «Não sou conhecido como um homem forte à toa  sete com um golpe.» O ditado já é popular há muito tempo, e o ponto aqui, claro, não está nas moscas, mas no fato de que, com uma abordagem competente, você pode realmente fazer várias coisas úteis ao mesmo tempo. Fui à loja, tirei o lixo pelo caminho, verifiquei a correspondência, levei o recibo para a velha ao lado, etc. Não parece nada complicado, mas centenas e milhares desses algoritmos em miniatura se acumulam na vida de qualquer pessoa ao longo dos anos. Como resultado, economizamos tempo, esforço e nossos próprios nervos.

E agora vou fazer uma confissão: sou um preguiçoso. Provavelmente não o mais malicioso, mas ainda assim o ditado sobre a preguiça, que é o motor do progresso, percebi com compreensão e seriedade desde cedo. Quantos aparelhos diferentes inventei para facilitar minha vida, que quantidade incrível de truques e truques recorri! Com linha de pesca e fio, construiu tração, ajudando, sem sair da cama, a abrir a janela ou a porta, a acender a luz ou o rádio. Ele estudou a temperatura e a composição da água que lava a louça mais rapidamente. Tentei aprender lições durante o sono com as fitas e, com os detalhes do designer, repetidamente criei robôs que poderiam limpar a poeira do tapete doméstico em vez de mim. Uma vez, quando percebi que tinha preguiça de definir um alarme todas as noites (na minha juventude não havia telefones celulares com inúmeras funções), aprendi rapidamente a ciência da espionagem lida em livros para acordar na hora certa. Você sintoniza seu cérebro de acordo e, no momento certo, seus olhos se abrem por conta própria. Na oitava série, cansado de estudar porções de palavras estrangeiras, me armei com uma técnica de alta velocidade e aprendi todo o dicionário escolar em algumas semanas, e não tive mais problemas com estudar

Agora deixe-me explicar onde quero chegar. Então, na minha firme opinião, o malabarismo é uma ocupação ideal para preguiçosos. Até porque todos os esforços despendidos compensam nem o triplo, mas muito mais. Pensando a princípio apenas para surpreender seus amigos, você descobrirá inesperadamente que se tornou o dono de habilidades verdadeiramente mágicas! Consegui falar de alguns deles, mas, sinceramente, vale a pena repetir essa lista mais uma vez, pois no caso do malabarismo ganhamos um pacote de bônus que a princípio nem desconfiamos.

Então malabarismo:


1. É a ajuda mais eficaz para a nossa visão

2. É uma bela postura e boa forma, a capacidade de se exercitar sem sair de casa

3. Este é um humor controlado, a capacidade de combater a depressão, uma síntese rápida e controlada dos hormônios da alegria

4. Esta é uma oportunidade real de se tornar mais sábio e expandir significativamente o escopo da atividade criativa

5. Está fortalecendo as habilidades motoras das mãos e melhorando a reação natural

6. Esta é uma melhoria na coordenação entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, que permite resolver problemas específicos com eficácia, aumenta a atenção, fortalece a memória

7. Esta é a automassagem mais simples  devido ao impacto nas zonas reflexogênicas das palmas das mãos e dos dedos

8. Esta é a habilidade de planejar e prever, a capacidade de se concentrar nas especificidades mais próximas, em coisas bastante abstratas

9. Trata-se de um aumento do estado imunológico, da capacidade de resistir tanto ao mau humor quanto a doenças inesperadas (fisiologia e psicossomática)

10. Esta é uma oportunidade de se livrar de maus hábitos como jogos de azar, tabagismo, alcoolismo, alimentação em excesso, etc., que está associado ao «fenômeno de substituição de hobbies»  um prazer por outro

11. Este é um tipo de filosofia que pode «desconectar» uma pessoa do mundo material, mergulhando-a em um fluxo acelerado de autocontemplação, permitindo-lhe perceber com calma erros, quedas e expectativas não cumpridas


Isso é tudo? Não, nem todos, mas não abuse da paciência. A tarefa mínima, a meu ver, está cumprida, pois pretendia delinear os aspectos mais importantes do malabarismo e chamar a atenção para esta atividade tão útil.

Lembro-me de como fiquei alarmado com os livros que pediam «reformatar o cérebro e a memória», garantindo que para uma vida plena basta dar uma volta de cento e oitenta graus. Como foi cantado em uma canção famosa: «à custa de uma felicidade difícil, devemos obtê-la, caso contrário, não agradará». Belas? Sim. E mesmo metaforicamente, porém, se você pensar sobre isso, começará a perceber que na realidade tudo é exatamente o oposto.


Depois de esgotado e sobrecarregado, você não sentirá mais o sabor da felicidade.


E, talvez, seja exatamente isso que assusta receitas radicais que exigem abnegação estrita, paciência colossal, dietas de ferro e muito trabalho. Não, eu não voto na facilidade acessível de tudo no mundo, porém, falando em malabarismo, eu ia presentear você com um iniciador de fogo mágico que pode cortar faíscas de felicidade sem mergulhá-lo em longos estados dolorosos. Ao tentar remodelar radicalmente nosso cérebro, podemos facilmente danificar algo vital. E o malabarismo com bolas é especialmente bom para isso, já que não envolve esportes radicais perigosos. E se falarmos sobre a criação de novos neurocircuitos, todos os processos mencionados ocorrerão de maneira suave e natural.

E, finalmente, mais uma boa notícia: uma série de experimentos conduzidos por cientistas em várias partes do mundo provaram com segurança que as mudanças observadas no cérebro humano de um malabarista não desaparecem sem deixar vestígios após a formatura. Numerosos testes já após a conclusão do treinamento de malabarismo confirmaram mais uma vez a estabilidade das mudanças ocorridas, que formaram a base de vários programas de reabilitação de pessoas que sofreram lesões cerebrais traumáticas.

Já escrevi que a bola é a forma ideal de percepção  tanto visual quanto associativamente. Incluindo-o no processo de malabarismo, agimos de uma vez em todos os sentidos  visão, tato e até audição. É esta propriedade que permite, segundo os médicos, recomendar o malabarismo como o meio de terapia mais eficaz. É por isso que o malabarismo é cada vez mais usado para tratar a doença de Alzheimer, as consequências de um acidente vascular cerebral, síndrome de hiperatividade em crianças, autismo, downism, retardo mental e até paralisia cerebral.

Talvez eu o surpreenda ainda mais se acrescentar que essa terapia pode afetar seriamente doenças aparentemente distantes do movimento, como dislexia (um problema de leitura) e disgrafia (um problema de desenho e ortografia). E essas não são algumas pílulas que dão um efeito único e duvidoso! Os resultados alcançados através do malabarismo são mais fundamentais e duradouros. Os pacientes não são apenas tratados, eles estão armados com um remédio incrível e poderoso que você não precisa mais procurar em farmácias e hospitais.

Em outras palavras, uma vez que você aprende a nadar, acender uma fogueira, escrever, desenhar ou andar de bicicleta, você retém essa habilidade pelo resto de seus dias, e o mesmo se observa com as habilidades de malabarismo. Depois de dominar esta arte, você nunca mais se separará dela. Assim, você poderá levar consigo todas as vantagens que o malabarismo proporciona a uma pessoa.

Capítulo 5 Fazendo malabarismos e não ficando doente

Vou ser sincero: quando comecei a fazer malabarismos, o máximo que esperava era dominar as combinações chamadas «elipses» e «cascatas». Eu não sabia dos benefícios médicos das bolas na época, acreditando que tudo isso é uma boa educação física, um espetáculo espetacular e nada mais. Porém, o primeiro contato com a história do malabarismo, o estudo de fatos que comprovam a séria influência das bolas em nosso cérebro, nosso humor e nossa saúde, mudou completamente minha atitude em relação ao «hobby divertido». Descobriu-se que o número de médicos que usam malabarismo em sua prática é extremamente grande  e a cada ano suas fileiras se multiplicam. A razão é bastante óbvia: não é apenas um medicamento «barato e alegre», mas um medicamento «barato e alegre». A mesma receita querida que requer um mínimo esforço volitivo, mais do que compensando todos os esforços despendidos com uma dose sólida de emoções alegres.

E quando começaram os problemas com o coronavírus e a população foi levada para casa, ficou claro que também aqui o malabarismo pode ser uma verdadeira salvação para muitas pessoas, porque, privando-se de movimentos e caminhadas elementares, até os jovens (para não mencione os idosos) condene-se à doença. Não há ventilação adequada dos pulmões  espere pneumonia e infecções. Você não pode se sentar dentro de quatro paredes e nenhuma fechadura o salvará do vírus. Economiza o movimento diário, preserva o humor e o tom alegre, que estão diretamente relacionados à imunidade humana. Assim, o malabarismo é capaz de nos ajudar nessa situação. De acordo com vários médicos, mesmo 30 minutos de malabarismo são comparáveis em efeito a uma hora de caminhada, e qualquer sala pode se tornar um local para praticar. Não é de admirar que muitas pessoas chamem a manipulação da bola de ginástica portátil. Sem vontade de sair para a rua, com medo de lama, chuva e geada? Nada errado! Abrimos a janela, pegamos as bolas  e organizamos um pequeno treino.

Você pode falar sem parar sobre os benefícios do malabarismo. E hoje eles falam e escrevem  e não apenas pessoas comuns, mas especialistas na área de neurologia e neuropsicologia, defectologistas, médicos infantis e médicos adultos. A medicina ainda não estudou todo o espectro de possíveis auxílios do malabarismo, pois é extremamente extenso. Mas basta-nos saber que o efeito curativo das bolas é indiscutível.

Neste livro, descrevo receitas para dominar rapidamente o malabarismo. «Colunas», «elipses», «cascata», «fontes»  tudo isso está ao alcance de qualquer um de vocês.

Observo que a opção ideal para aprender malabarismo, sem dúvida, é o aprendizado ao vivo  diretamente de um professor e treinador experiente, mas na ausência desses consultores, temos que nos contentar com materiais secundários  vídeos da Internet, animações mecânicas, imagens e textos. Freqüentemente, as pessoas pegam em armas de uma só vez, e isso é bastante razoável. Ninguém sabe exatamente o que estará mais próximo e mais acessível a nós para compreensão. Alguém entenderá os tutoriais em vídeo, alguém aprenderá algo útil com os textos. A propósito, foram os textos que realmente me faltaram durante meus estudos. Havia vídeos e eu mesmo tive que apresentar as explicações necessárias. Por isso mesmo, este trabalho escrito também acabou, embora eu entenda perfeitamente que nem mesmo os melhores textos com fotos podem substituir um professor vivo. Portanto, a conclusão é simples: leia, experimente, assista e tente novamente! Um treinador e professor aparecerá em sua vida  maravilhoso! Mas mesmo sem a ajuda dele, acredite, você é capaz de muito, muito mesmo.

Capítulo 6 Malabarismo como remédio para a depressão

Para o resto da vida, lembro-me da frase de um dos pais, dita na base de água do destacamento Caravela. Ondas escuras rolaram pelo lago naquele dia, o vento uivava e estava bastante frio. Perguntei se os pais tinham medo de que seus filhos pegassem um resfriado depois da regata de hoje. A resposta me surpreendeu com calma: «Vai dar tudo certo! Quando eles vão para a escola, começam a tossir e aqui são heróis! Psicossomática comum!»

Назад Дальше