Existem também outras coisas que um louvor cheio de espírito pode fazer por nós. Ele pode te dar o privilégio maravilhoso de se juntar aos seres celestiais na adoração a Deus, e fazer o céu baixar à terra.
Olhe o que diz Rev. 4:2-11,
Num instante, fui dominado pelo Espírito de Deus. E ali no céu estava um trono com alguém sentado nele. O seu rosto brilhava como brilham as pedras de jaspe e sárdio, e em volta do trono havia um arco-íris que brilhava como uma esmeralda. Ao redor do trono havia outros vinte e quatro tronos, nos quais estavam sentados vinte e quatro líderes, vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça. Do trono saíam relâmpagos, estrondos e trovões. Diante dele havia sete tochas acesas, que são os sete espíritos de Deus. E em frente do trono havia uma coisa parecida com um mar de vidro, claro como cristal.
Em volta do trono, em cada um dos seus lados, estavam quatro seres vivos, cobertos de olhos, na frente e atrás. O primeiro desses seres parecia um leão. O segundo parecia um touro. O terceiro tinha a cara parecida com a de um ser humano. E o quarto parecia uma águia voando. Cada um desses quatro seres vivos tinha seis asas, que estavam cobertas de olhos nos dois lados. E dia e noite não paravam de cantar assim: Santo, santo, santo e o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir.
Cada vez que os quatro seres vivos cantavam hinos de glória, honra e agradecimento ao que está sentado no trono e que vive para todo o sempre, os vinte e quatro líderes caíam de joelhos diante dele e o adoravam. Atiravam as suas coroas diante do trono e diziam: Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem.
Majestoso! Esse é o trabalho dos quatro seres vivos e dos vinte e quatro líderes. Mostrei todo o registro para que você pode entender exatamente o que você faz quando louva e adora ao Senhor. Tenho sempre consciência desse fato quando estou em adoração que estou me juntando às hostes celestiais e aos bilhões de crentes de toda a terra dizendo ao nosso Deus e Rei que ele é digno de ser louvado para sempre. Isso é doce!
Também fazemos sacrifícios quando louvamos a Deus. E você sabe que um sacrifício é oferecer a alguém algo de precioso que nós temos. Deus merece o nosso melhor. Devemos a ele os frutos de nossos lábios que é o sacrifício de louvor. Nossas orações devem chegar a Ele como uma doce fragrância.
Hebreus 13:15 diz:
Ofereçamos continuamente nosso sacrifício de louvor a Deus, proclamando a glória do seu nome.
O Louvor como arma poderosa
Louvor e adoração são também armas poderosas nas mãos dos crentes. Quando você louva a Deus, faz com que satanás e seu reino das trevas fiquem confusos e em pânico. Você desorganiza e desmantela seus planos. Veja de novo o caso de Josafá e o povo de Judá; quando aquelas três nações inimigas vieram atacá-los. Depois de orarem e buscar a direção de Deus, a bíblia diz que o rei Josafá ajuntou os cantores e marchou para o campo de batalha. Eles não apenas derrotaram os inimigos, mas voltaram para casa com despojos da guerra.
Após consultar os líderes do povo, o rei (Josafá) designou cantores para irem adiante do exército, cantando ao Senhor e louvando seu glorioso esplendor. Eis o que eles cantaram: Louvem a Deus, o Senhor, porque o seu amor dura para sempre! Logo que começaram a cantar, o Senhor Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas, e eles foram derrotados. Os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os destruíram completamente; depois os amonitas lutaram contra os moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo.
Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão coberto de mortos; ninguém tinha escapado com vida. Aí Josafá e os seus soldados avançaram e começaram a pegar tudo o que havia no acampamento inimigo. Encontraram muitos animais de carga, armas, roupas e objetos de valor. Levaram três dias pegando as coisas, mas havia tanto, que não puderam levar tudo. No quarto dia, todos se reuniram no vale de Beraca e louvaram o Senhor. É por isso que aquele lugar se chama Vale de Bênção até hoje.
2 Crônicas 20:21-26.
Deus foi adiante deles e derrotou seus inimigos logo depois que começaram a cantar louvores. Quando você louva a Deus, Ele vai adiante de você para derrotar seus inimigos. Você só tem que ir ao campo de batalha para recolher os despojos de guerra e celebrar no vale das bênçãos. Vá para as batalhas da noite com louvores e adoração. Tenha como padrão louvar a Deus, não importa o que esteja acontecendo a seu redor. Esse é o meu segredo. Dia e noite, não apenas durante a oração, eu me junto às hostes celestiais para adorar ao Rei, Senhor e Salvador.
Grandes testemunhos
Agora, vamos ouvir de um ex-servo do reino das trevas, agora servo de Jesus Cristo Emmanuel Eni. Aliás, eu entreguei minha vida a Jesus em uma de suas cruzadas no leste da Nigéria nos anos 80. Veremos muitos de seus testemunhos neste livro. Ouça-o sobre a eficácia do louvor:
Você deve aprender a sempre cantar louvores a Deus. Existia esse pastor I. K. (nome fictício) que era ministro de uma igreja em Ebute Metta, Lagos. Ele se tornou meu alvo, e suas ofensas acabavam com a minha paz já cedo pela manhã, ou seja, pregando bem cedo no dia. Ele vinha com um megafone e parava no ponto de ônibus nº 2, ao longo da Akintola Road, Ebute Metta. Ali, ele pregava, e não parava aí, fazia amarrações de demônios. Ele orava muito e estava sempre cantando e louvando a Deus.
Enviei mensageiros para matá-lo sem êxito, então decidi cumprir a missão pessoalmente. No referido dia, o vi caminhando ao longo da G. R. A. Preciso mencionar uma coisa sobre esse pastor: toda vez que eu ia até ele, via pilares de nuvens do seu lado esquerdo e direito o acompanhando, de forma a protegê-lo. Mas nesse dia em particular, não vi nada, então não tive dúvida de que conseguiria completar minha missão. Deu ordens para que chovesse para que eu pudesse feri-lo com um raio. A chuva começou e os raios começaram. Todas as árvores na área começaram a perder os galhos, mas esse pastor continuava cantando alegremente. Ainda me lembro do coro: Em nome de Jesus, todo joelho se dobrará!
À medida que ele continuava com esse coro, a chuva parou e os raios cessaram. Então imediatamente surgiram dois anjos, um de cada lado, com espadas flamejantes. Seus olhos e espadas eram como tochas de fogo. Então um vento forte me carregou e me vi em outra cidade! Na verdade eu estava perplexo, mas, por causa de nosso endurecimento, eu disse: esse homem escapou de novo! O pastor não sabia que uma batalha espiritual havia sido travada em seu favor. Então, como você pode ver, o filho de Deus é bem protegido. Quando a bíblia diz: De modo algum nada pode te ferir, quer dizer o que realmente diz!
(Trechos do livro: Libertação dos Poderes das Trevas)
Grande é Jeová, nosso Deus! Você leu isso? Sua presença nos protege, e se não fosse por esse tipo de testemunho, talvez nunca conseguíssemos vencer em Deus nossas batalhas diárias. Imagine a história acima. Por favor, viva uma vida de louvor. Quero dizer louvores sinceros do seu coração. São sempre uma arma poderosa nas mãos dos filhos de Deus.
Vamos rapidamente considerar outras armas a nosso dispor e, claro, ouvir mais testemunhos edificantes. Passemos para o Nome de Jesus.
Capítulo Seis
O Nome de Jesus
Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos, e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Filipenses 2:9-11
Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos, e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Filipenses 2:9-11
E qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação do seu grande poder, que manifestou em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o colocou à sua própria destra em lugares celestiais, muito acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste mundo, mas também no que há de vir e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar em lugares celestiais, em Cristo Jesus. Efésios 1:19-21, 2:6
E estes sinais seguirão aos que crerem. Em meu nome expulsarão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes; e se eles beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano, e eles imporão suas mãos sobre os enfermos, e eles serão curados. Marcos 16:17-18 (Versão King James).
O Nome de Jesus é uma arma muito poderosa nas mãos dos cristão, especialmente dos guerreiros da oração. É sempre fatal para satanás e o reino das trevas quando este nome é mencionado por um crente, e até mesmo às vezes, por incrédulos. O Nome de Jesus abre as portas do céu e traz todo o poder do alto, sujeitando tudo o que está nos ares, na terra, no subterrâneo e na água. Mas, por que ele é tão poderoso?
Antes de qualquer coisa, Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio do céu. Essa é uma apresentação muito simples de Jesus. Mas se você estudar bem as escrituras, vai perceber o fato insofismável de que Jesus é Deus. Ele é Deus, mas veio na forma humana. Do Velho Testamento até o Novo Testamento, tudo aponta para isso. Assim, se esse homem era Deus em carne, por que Ele (Seu nome) não teria absoluta autoridade e influência sobre Sua criação? Diga-me!
E depois, antes que você me acuse de não conhecer minha bíblia, Jesus também conquistou a mais alta autoridade quando Ele pagou o preço pelo pecado a também venceu a morte. Espero que você leia esses versículos no início do capítulo; são autoexplicativos. É por isso que não irei comentar muito sobre eles.
Agora, leia os seguintes trechos das escrituras e tire você mesmo suas conclusões:
Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e estais completos nele, que é a cabeça de todo principado e poder.
Colossenses 2:9-10
O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação. Porque nele todas as coisas foram criadas, nos céus e na terra, visíveis ou invisíveis, sejam elas tronos ou dominações, ou principados ou potestades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses 1:15-16
Magistral! Agora, o que quer que eu te diga? Se Cristo possui toda essa natureza e atributos, como então um ser criado (como satanás e os agentes das trevas) podem permanecer diante dEle? Como cristãos, temos que entender uma coisa. Que Nosso Salvador Jesus Cristo é Deus. Que Ele criou e está controlando todas as coisas em todo universo sejam potestades, principados, governos, autoridades, tronos, domínios no ar, nas águas, nas montanhas, nos lugares escuros, do dia e da noite.
Assim, quando você menciona o Seu nome, esses seres criados ouvem o nome de seu criador e não têm escolha a não ser obedecer, se curvar e se submeter à Sua autoridade. A criação sempre estará sujeita ao criador. Simples!
Jesus sabia disso muito bem e é por isso que Ele governou sobre demônios, doenças, natureza e situações enquanto esteve na terra. E até mesmo ao ponto da morte, ele voluntariamente se submeteu, pois os mortais não poderiam prendê-lo fisicamente, e nem pensarem em matá-lo. Vejamos o drama que foi Sua prisão:
Tendo Jesus dito essas palavras, saiu com seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um jardim, no qual ele entrou com seus discípulos. E também Judas, que o traía, conhecia bem aquele lugar, porque muitas vezes Jesus se reunira ali com os seus discípulos. Tendo então Judas recebido um destacamento de homens e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, tochas e armas.
Jesus, portanto, sabendo todas as coisas que lhe aconteceria, saiu, e disse-lhes: A quem buscais?
Jesus de Nazaré, responderam.
Disse-lhes Jesus: Eu sou ele. E Judas, que o traía, estava também com eles. Quando pois lhes disse: Eu sou ele -, eles recuaram e caíram no chão. Então, ele perguntou novamente: A quem buscais?
E eles disseram: A Jesus de Nazaré..
Jesus respondeu: Já vos disse que eu sou ele; se portanto me buscais, deixe estes seguirem seu caminho, para se cumprir a palavra que ele tinha digo: Dos que me destes, nenhum deles eu perdi.
Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Disse então Jesus a Pedro: Coloca a tua espada na bainha; o cálice que meu Pai me deu não devo beber?.
João 18:1-11
Uau! Aquele foi mesmo um drama no momento da prisão de Jesus. Sim, tanto a aprender disso. Nós mostramos essa história para que você tenha uma ideia da autoridade e natureza de Jesus aqui na terra. Um batalhão de soldados com suas armas não poderia prendê-lo. Quando Ele disse: Estou aqui, eles caíram por terra. Mais adiante, ele se submeteria a eles de forma que pudesse cumprir Sua divina missão de sacrifício de Sua vida pela humanidade. Do contrário, teria sido impossível aos homens matá-lo.
Sim, Ele sempre esteve no topo de qualquer situação. Esse mesmo Jesus está dizendo que Ele nos deu autoridade em Seu nome para expulsar demônios, enfrentar satanás, curar os doentes, e marchar contra principados, potestades, e governantes das trevas. O crente, especialmente o guerreiro da oração, deve compreender isso muito bem. Diante da menção do nome de Jesus, todo poder e toda situação devem se dobrar.
Confissão de um ex-mestre do ocultismo
Antes de continuarmos, vejamos uma confissão de um poderoso e patenteado ex-agente de Satanás na Nigéria Evangelista E. O. Omoobajesu, conforme registrado em seu livro Minha Conversão. Isso irá nos ajudar a apreciar o poder do nome de Jesus. Leia:
Lembro-me de uma reunião de ocultistas feita em Lagos Bar Beach. Todos os ocultistas de alta patente da Nigéria estavam presentes, e entre nossos membros, havia alguns governantes de todo país. Assim, vieram de toda parte e se reuniram na praia, vestidos em trajes demoníacos, enquanto que nossos poderes malignos nos mantinham invisíveis. Estamos já prontos para começar a reunião, quando um homem veio orar na praia. Embora estivéssemos invisíveis para ele, todos podíamos vê-lo claramente. Sem perceber, ele começou a caminhar em direção aos membros sentados na areia.
Estávamos enfurecidos, e uma pessoa de nossa assembleia recebeu ordens de lidar com ele. Instantaneamente, ele deu um enorme tapa no intruso. O homem começou a se sentir tonto. Diante disso, o homem começou a gritar bem alto. Ele gritou J-E-S-U-S! O eco de sua voz quebrou o silêncio da noite.
O que aconteceu? Imediatamente [depois] que o nome de Jesus foi falado, um raio de luz saiu de sua boca e desapareceu no céu. Todos ficamos sentados aguardando o que aconteceria a seguir. Após alguns momentos, a luz reapareceu do céu de volta à terra. A luz explodiu de novo no meio do céu dividindo-se em diversas partes, ainda vinda em nossa direção. Essa luz nos cercou na praia e fez com que tudo ao redor ficasse fortemente iluminado.